Notícia postada dia 20/06/2011

SINDJUFE-BA marca presença em mobilização nacional

Eleito em Assembleia Geral para representar em Brasília-DF a categoria dos servidores do Poder Judiciário da União na Bahia nos eventos nacionais que ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de junho, o Coordenador Geral do SINDJUFE-BA Henrique Quintanilha participou efetivamente do Ato que ficou conhecido como "Deputado, aprove o relatório do Policarpo", organizado pelo SINDJUS-DF no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, durante toda à tarde do dia 13/06.

Contando com a presença de delegados de alguns estados como Mato Grosso, Pernambuco e Maranhão, e de cerca de 700 servidores do Distrito Federal, lotando completamente aquele importante auditório do Legislativo, o evento foi, de fato, um sucesso muito maior do que o esperado.

Quintanilha informa que o SINDJUFE-BA foi a única entidade citada pela Mesa durante a realização do evento. O Coordenador Geral do SINDJUS-DF, Cledo de Oliveira Vieira, reconhecendo a diretiva da Bahia e sua presença marcante no movimento em prol da aprovação do PCS, afirmou que "Gostaria de registrar a presença da Bahia, através do SINDJUFE-BA, na pessoa de seu Delegado e também Coordenador Geral Henrique Quintanilha, que informa que a Bahia está em forte movimento de Greve, no TRE-BA, no TRT, na Justiça Federal e Militar daquele estado, totalizando, já, um percentual de cerca de 65% dos servidores, da Capital e do Interior, de braços cruzados". A menção formal feita à Bahia foi aplaudida de pé pelos servidores presentes.

Além disso, aquele delegado foi o único do evento que conversou pessoalmente com todos os Deputados Federais que estiveram presentes ao ato e que registraram seu apoio expresso à aprovação do Relatório recém-apresentado ao PL 6.613/09, a saber: Daniel Almeida (PC do B-BA), Alice Portugal (PC do B-BA), Erika Kokay (PT-DF), Delegado Protógenes (PT-SP), que é baiano, Amaury Teixeira (PT-BA), Chico Lopes (PRP-RR) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) estendendo a todos eles, formalmente, através de Carta do SINDJUFE-BA, o convite para participar do evento semelhante que foi organizado pela Coordenação Geral do SINDJUFE-BA neste último dia 17/06, no Auditório do TRE-BA.

Todos demonstraram interesse e aceitaram o convite feito por Quintanilha, porém, ao procurar as suas respectivas assessorias parlamentares no dia seguinte, alguns deles já tinham eventos marcados inadiáveis em suas agendas para a sexta-feira, comprometendo-se, no entanto, de irem a Bahia no próximo encontro que for realizado.

O evento do dia 13 terminou por volta das 18h. Reuniu-se, após, Henrique Quintanilha, com os delegados do Mato Grosso, primeiro estado a entrar na Greve, do Rio Grande Sul, que acaba de engrossar as fileiras do movimento paredista, e, também, com os representantes Ramiro López (Coordenador da FENAJUFE), Angélica e Onoleto (SINDJUS-DF), a fim de transmitir as informações mais recentes relacionadas ao movimento na Bahia e colher informações do movimento nacional e dos bastidores do processo legislativo em curso.

O delegado Henrique Quintanilha, ainda, neste dia, teve uma conversa reservada com o Deputado Federal Roberto Policarpo (PT-DF), Relator do PCS, confirmando o convite que tinha feito ao mesmo na semana anterior na XVI Plenária Nacional do FENAJUFE ocorrida no Rio de Janeiro, em que também esteve presente, para participar na sexta-feira, 17, do debate com ele programado para ocorrer no TRE-BA. Nessa mesma conversa, questionado por Quintanilha sobre os porquês de o relatório apresentado naquela manhã à Diretoria-Geral do STF não contemplar o aumento já para o ano de 2011, diante do teor da Portaria da SOF, publicada em março/11, que prevê a edição de Decreto para inclusão de gastos relacionados ao reajuste do PL 6612 ainda neste exercício financeiro, afirmou Policarpo que "na qualidade de Relator não mais poderia, tecnicamente, incluir tal menção no relatório, pois, atualmente, ainda não está prevista aquela autorização de gasto pelo Executivo".

Após o discurso emocionante feito pela Deputada Alice Portugal (BA), concluindo por afirmar que o "Governo Federal não pode virar as costas para "quem trabalha, para nós, que sustentamos as políticas do Governo Federal para quem não trabalha", arrancando fortes aplausos do público presente, o Deputado Policarpo, presente à mesa, fez questão, ainda, de registrar que "quero mais uma vez parabenizar a presença da Bahia, a Quintanilha ali que está aqui presente mais uma vez, pois eu tenho certeza que se dependesse só da Bahia este projeto já estaria aprovado há muito tempo". E concluiu: "sexta-feira estou indo pra lá, para um debate que eles me convidaram, que estão organizando no TRE, naquela terra maravilhosa." Após os risos da platéia, arrematou: "mas não é pra ir à praia não, adoraria claro, mas voltarei para o DF no mesmo dia".

Por Henrique Quintanilha.