Notícia postada dia 20/06/2011

Agenda Política: São João e Corpus Christi paralisam Congresso

As festas de São João, no Nordeste, e o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (23), que acontecem nesta semana, devem paralisar as principais atividades do Congresso.

Ficam para depois os debates sobre as licitações simplificadas para a Copa do Mundo, a emenda do Código Florestal que legaliza culturas agrícolas irregulares em beiras de rios, a injeção de capital estrangeiro nas empresas aéreas e o aumento de reserva de dinheiro público para a saúde.

Dívida dos estados
Os senadores da bancada do PMDB devem se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar proposta do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que tem o objetivo de destinar 20% da dívida dos estados com a União para investimentos em educação, saúde, segurança e inovação tecnológica.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Nesta semana
- Os senadores do PMDB devem se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar proposta do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que tem o objetivo de destinar 20% da dívida dos estados com a União para investimentos em educação, saúde, segurança e inovação tecnológica.

- Bancadas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo no Senado e na Câmara se reúnem para discutir ação conjunta para evitar a derrubada do veto do ex-presidente Lula a artigo da lei do pré-sal que previa distribuição igualitária dos royalties do petróleo entre todos os estados.

- BRF Brasil Foods deve apresentar ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) proposta final para manter a fusão entre a Sadia e a Perdigão.

- Missão chinesa chega ao Brasil para discutir com a geradora e transmissora de energia elétrica Furnas, do sistema Eletrobrás, formas de elevar os investimentos em geração de energia eólica nos próximos anos.

Segunda-feira (20)
- Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei).

- Divulgação do resultado do primeiro trimestre de 2011 da Eletrobras.

- Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, divulga os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de maio.

- O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, recebe homenagem durante o 39º Prêmio Exportação Rio Grande do Sul 2011, às 20 horas, em Porto Alegre.

Terça-feira (21)
- Comissão Especial da Reforma Política (Câmara) discute afastamento do parlamentar para exercer cargo executivo; e alteração da Lei Orgânica dos Partidos Políticos (Lopp).

- Comissão de Agricultura da Câmara realiza audiência pública sobre o Plano Safra 2011/2012. Foram convidados, entre outros, os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa da 4º Conferência Anual "Equity Brazil", às 12h40, em São Paulo (evento fechado à imprensa).

- TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima pode analisar recurso apresentado pela defesa do governador José de Anchieta Júnior (PSDB) contra a cassação de seu mandato.

- IBGE divulga IPCA-15 de junho.

Quarta-feira (22)
- Ministro da Agricultura, Wagner Rossi , participa nesta quarta e quinta-feira, em Paris, da reunião do G-20 agrícola para discutir segurança alimentar.

- Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar propostas de emenda à Constituição que impede a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos (PEC 39/2011) e que aumenta para cinco anos o mandato dos chefes do Executivo (PEC 38/2011).

- Comissão de Agricultura da Câmara instala subcomissão destinada a analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de áreas rurais e suas utilizações, no Brasil, por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.

- Confederação Nacional da Indústria CNI divulga Sondagem Industrial de junho.

- IBGE divulga desemprego em maio.

- FED (Banco Central americano) anuncia decisão sobre taxa de juros. O presidente, Ben Bernanke, dá entrevista coletiva às 15h15.

Quinta-feira (23)
- Feriado nacional (Corpus Christi).

Sexta-feira (24)
- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, viaja para Basiléia, na Suíça, onde participa, no sábado, da reunião, promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), do grupo de Presidentes de Bancos Centrais e Chefes de Supervisão na Basiléia.

Fonte: DIAP