Notícia postada dia 13/06/2011

Sindicatos devem garantir representantes em atos dos dias 14 e 16

Na próxima terça-feira, 14 de junho, o Sindjus-DF realizará um ato, às 10h, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, com a presença do relator do PL 6613/09 na Comissão de Finanças e Tributação, deputado Roberto Policarpo [PT-DF], e de outros parlamentares que apoiam a luta da categoria. O objetivo do sindicato, com esta manifestação, é fortalecer o movimento grevista no Distrito Federal, que já dura mais de duas semanas.

A diretoria do Sindjus-DF reforça o convite para que os demais sindicatos filiados à Fenajufe participem do ato no dia 14, enviando representantes para fortalecer a atividade em Brasília. Na avaliação do sindicato, atividades como essas darão visibilidade ao movimento, incentivando os colegas dos outros estados a se prepararem para um movimento mais intenso.

Os coordenadores de plantão esta semana lembram que a XVI Plenária Nacional da Fenajufe aprovou a entrada imediata de todos os sindicatos na greve por tempo indeterminado em defesa dos PCSs e contra o congelamento salarial. Além do Distrito Federal, os servidores de Mato Grosso e da Bahia também já estão com os trabalhos paralisados. No Pará e no Amapá, a assembleia realizada esta semana aprovou a greve a partir do dia 15 de junho. Em São Paulo, a categoria realiza paralisação de 48 horas nos dias 16 e 17, com assembleia de avaliação ao final para decidir se continua o movimento grevista. Em Pernambuco, os servidores também decidiram promover paralisações dias 15, 16 [duas horas] e 17 [24 horas].

Os demais estados, estão com calendário de assembleias para definirem a adesão à greve. Isso indica que na próxima semana, o movimento deve se fortalecer e, por isso, os coordenadores consideram importante a participação dos demais sindicatos na atividade que será promovida pelo Sindjus-DF no dia 14.

“Consideramos fundamental a participação de delegações dos outros sindicatos no nosso ato, porque nesse momento precisamos unir forças para pressionar as cúpulas do Judiciário Federal e do MPU a se movimentarem no sentido de estabelecer as negociações com o governo federal”, ressalta Cledo Vieira, diretor do Sindjus-DF e coordenador da Fenajufe.

Jean Loiola, também da coordenação da Federação, ressalta a resolução da Plenária Nacional, orientando que os sindicatos entrem na greve nos próximos dias, para que ela se torne um movimento nacional e forte em todo o país. “Considero que, nesse momento, todas as atividades de mobilização são válidas para reforçar o movimento. Acredito que a vinda dos demais estados na próxima semana cumpre esse papel e ajuda a mostrar aos três poderes e à população a nossa disposição de continuarmos na luta até que nossas reivindicações sejam atendidas”, avalia Jean.

Dia 16, ato unificado terá concentração às 8h, na Catedral

No dia 16 de junho, próxima quinta-feira, os servidores públicos federais participam de ato unificado, que está sendo organizado por centrais sindicais e entidades nacionais que representam as diversas categorias do funcionalismo público. O mote é a luta contra a retirada de direitos e o congelamento salarial. Essa é mais uma atividade para tentar impedir que os projetos em tramitação no Congresso Nacional e outras medidas do governo federal que atingem diretamente os servidores sejam vitoriosos.

A resolução da XVI Plenária Nacional da Fenajufe, além de definir a deflagração da greve por tempo indeterminado, também orienta a participação da categoria na atividade unificada dos SPFs. “A greve do Judiciário Federal e MPU está deflagrada. Realização de assembleias nos estados para deflagrar imediatamente a greve onde não está decidida. Todos à greve e participação no ato dos SPFs no dia 16 de junho, em Brasília”, afirma o texto aprovado pelos delegados da Plenária.

A concentração do ato dos SPFs será a partir das 8h, na Catedral de Brasília. Por volta das 9h30, os manifestantes sairão em passeata pela Esplanada dos Ministérios, fazendo a primeira parada na porta do Bloco C, do Ministério do Planejamento. Depois seguirão em direção ao Palácio do Planalto, onde também farão intervenções. O encerramento do ato será em frente ao Bloco K, sede do MPOG. Na quarta-feira [15], as entidades que fazem parte da organização do ato se reunirão para discutir se mantêm ou não o mesmo roteiro.

Os coordenadores da Fenajufe reforçam a importância da participação de todos na manifestação unificada do funcionalismo público federal. Nesse sentido, eles orientam que todos os sindicatos enviem delegações para o ato unificado e informem a quantidade de pessoas que virão participar da manifestação.

Fonte: Fenajufe.