Notícia postada dia 09/06/2011

Ameaça não desanima servidores da Justiça Federal

A ameaça de retaliação não desmotivou a greve dos servidores da Justiça Federal na Bahia.  Em Assembleia Setorial bastante representativa, realizada na tarde desta quinta-feira (9), a categoria mostrou que não vai se render a pressão de Órgãos superiores e nem aceitar corte de pontos no período da greve, caso seja determinado.

Nesta quarta-feira (08), a coordenadora do SINDJUFE, Myrtô Magalhães e a servidora Denise Carneiro conversaram com a diretora do Foro, juíza federal Cynthia de Araújo, sobre a publicação de um ofício com determinações acerca da greve. De acordo com a juíza não existe nenhuma publicação; apenas uma conversa por telefone com o desembargador Olindo Menezes, presidente do TRF1, que passou algumas orientações para o período da greve. O sindicato está tentando marcar uma reunião para conversar com Menezes.

Denise disse que, caso seja determinado o corte de ponto, a categoria não vai sair da greve até que essa decisão seja revogada. Informou anda que esta é a maior greve realizada pelos servidores da Justiça Federal na Bahia e não são ameaças que vão mudar o quadro. Elisa Fortes, servidora do TRT, apoiou a atitude de Denise e relatou a pressão que os servidores do Justiça Trabalhista estão passando nesse momento (vídeo).

O coordenador Joilton Pimenta relatou a situação dos bombeiros no Rio de Janeiro e ressaltou a falta de investimentos e de valorização dos profissionais na área de segurança pública. “O governo pretende oferecer esse mesmo tratamento aos servidores do Judiciário Federal” e concluiu: só estamos reivindicando os nossos direitos.

Já o coordenador do SINDJUFE Adnaldo Medeiros, disse que a luta dos servidores é na busca dos seus direitos. “É difícil, mas é preciso fazer a greve; como categoria, não temos outra opção”. Adnaldo também informou que está viajando para o interior na Bahia para conversar com os servidores do estado. Depois da assembleia, os servidores foram visitar as poucas varas, nas quais os servidores ainda não estão participando da greve (1ª, 3ª e 6ª Varas Federais).

Atividades: Antes da assembleia, a psicóloga Doris Fernandes fez uma pequena apresentação sobre os benefícios que a pratica da yoga oferece, principalmente para respiração e postura.