Notícia postada dia 28/03/2010

Começa maior congresso da história dos servidores do Poder Judiciário Federal e MPU

Começa maior congresso dos servidores do Poder Judiciário Federal e MPU - CONGREJUFE
Aproximadamente 600 servidores do Judiciário Federal e do MPU, filiados aos sindicatos de base da Fenajufe, participaram no início dessa noite da abertura do 7° Congresso Nacional da Fenajufe [Congrejufe], em Fortaleza. Considerado o maior congresso da Federação dos últimos anos, o 7° Congrejufe termina na quarta-feira [31], com a eleição da nova diretoria que ficará à frente da Fenajufe nos próximos três anos.

A mesa de abertura foi conduzida pelos coordenadores gerais da Fenajufe Roberto Policarpo, Cláudio Klein e Ramiro López e contou com a presença do presidente nacional da CUT Artur Henrique; com o representante da Conlutas, Fernando Saraiva; e dos representantes dos sindicatos anfitriões Eliete Maia [Sinje], Aguinaldo [Sintrajufe] e Heloisa [Sindissétima]. Também saudaram os participantes do Congrejufe o diretor da AFJU [Associação dos Funcionários do Judiciário do Uruguai] Raul Vazquez e o diretor da Fenajud [Federação Nacional dos Servidores do Judiciário Estadual] João Ramalho.

O coordenador Roberto Policarpo ressaltou, em sua fala, que esse é o maior congresso da história do movimento sindical dos trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU. “Esse congresso deverá ser marcado pela unidade em torno de nossas lutas. Precisamos, nesses dias, preparar a categoria para os embates que enfrentarão no próximo período e fazer avançar em nossas conquistas”, afirmou. Ele citou algumas bandeiras importantes no momento, como a luta pela aprovação dos Pls 6613/09 e 6697/09, pela redução da jornada de trabalho, contra o PLP 549/09 [que congela o salário do funcionalismo público] e contra o assédio moral.

Antes de iniciarem as saudações dos dirigentes sindicais, o poeta e cordelista Cléverson Viana, brindou os delegados e observadores com um cordel em homenagem ao Dragão do Mar, considerado um grande herói do Ceará por ter liderado a luta contra a escravidão no Estado.
A Bahia está presente com 31 servidores, sendo 24 delegados e 7 observadores, representando os três órgãos do Judiciário Federal da Bahia, registrada a presença de servidores de Ilhéus, Feira de Santana, Itabuna e Salvador.

Para inaugurar mais uma nova mídia, em caráter experimental, a Fenajufe está transmitindo ao vivo, pela TV Web, a abertura do Congrejufe. Basta acessar o endereço www.fenajufe.org.br e assistir ao congresso, através da TV que estará disponível na página principal.

Confira abaixo a programação completa do 7° Congrejufe.

27/03 [sábado]

18h00 – Posse da Diretoria Executiva da Fenajufe e do Conselho
Fiscal
18h30 – Encerramento do 7º Congrejufe