Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 08/06/2011

Notícia postada dia 08/06/2011

Plenária aprova moção de solidariedade aos bombeiros do Rio de Janeiro, que seguem em campanha salar

Plenária aprova moção de solidariedade aos bombeiros do Rio de Janeiro, que seguem em campanha salar

 Na tarde do último domingo [05], pouco antes de terminar a XVI Plenária Nacional da Fenajufe, os delegados que participaram do evento, no Rio de Janeiro, aprovaram uma moção de solidariedade aos bombeiros do estado, que estão em campanha por melhores condições de trabalho e por revisão salarial. A iniciativa de aprovar a moção se deu em função da atitude do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que reprimiu o ato promovido pelos trabalhadores na última sexta-feira [03], durante ocupação do quartel general da corporação, localizado na Praça da República, região central do Rio. Além de enviar o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Bope [Batalhão de Operações Especiais], o governo determinou a prisão de 439 bombeiros que participavam da manifestação.

 

Na manhã de sexta-feira, os policiais entraram pela parte de trás do quartel e atiraram bombas de efeito moral na direção de bombeiros e parentes que estavam no pátio do complexo. Segundo uns dos manifestantes, foram ouvidos disparos, mas aparentemente não eram de balas letais. Dois helicópteros da Polícia Militar sobrevoavam a região durante a ocupação.

 

Os 439 seguem detidos no quartel de Niterói. Desde a sexta, a categoria realiza várias manifestações, exigindo a liberdade dos colegas de corporação e que suas reivindicações sejam atendidas.

 

Até o momento, o governo não abriu qualquer canal de negociação com as lideranças do movimento.

 

Confira abaixo a moção aprovada na XVI Plenária Nacional da Fenajufe.

 

Moção de solidariedade à luta dos bombeiros do Rio de Janeiro

Os delegados à XVI Plenária Nacional da Fenajufe, realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 3, 4 e 5 de junho, diante da repressão promovida pelo governador Sérgio Cabral [PMDB] contra o ato que culminou com a ocupação de um quartel pelos bombeiros em campanha salarial, por conta da recusa do Governo em abrir negociações, utilizando o Bope para prender 439 bombeiros, inclusive três mulheres [esposas de bombeiros] e um menor de idade [filho de um cabo da corporação], vêm prestar toda a sua solidariedade aos bombeiros do Rio de Janeiro em sua luta por melhoria salarial. Repudiamos veementemente a atitude repressiva do governador Sérgio Cabral, exigindo a imediata libertação dos 439 bombeiros detidos e a abertura de negociações na perspectiva do atendimento das justas reivindicações dos bombeiros do Rio de Janeiro.

 

XVI Plenária Nacional da Fenajufe

5 de junho de 2011

 

Fonte: Fenajufe.
 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE