Notícia postada dia 08/06/2011

XVI Plenária: Resolução sobre conjuntura nacional reforça necessidade de união

Resolução sobre conjuntura nacional reforça necessidade de união com o conjunto dos trabalhadores

Os delegados da XVI Plenária Nacional da Fenajufe debateram e votaram na tarde de sábado [04], durante evento que aconteceu no Rio de Janeiro, a resolução sobre Conjuntura Nacional. Após um debate bastante disputado, por ampla maioria os participantes aprovaram o texto apresentado pelo delegado do Rio Grande do Sul Edson Moraes Borowski. A outra proposta foi defendida pelo coordenador da Fenajufe Saulo Arcangeli.

Em sua defesa, Edson afirmou que os servidores do Judiciário Federal e do MPU precisam ir para as lutas com as demais categorias do funcionalismo público, apresentando propostas concretas que atendam, de fato, aos interesses da categoria. “É preciso ficar claro que a nossa defesa aqui é dos trabalhadores e não do governo, mesmo que consideramos que já é possível identificar alguns avanços”, disse Edson, que lembrou também que nenhum dos Planos de Cargos e Salários anteriores foi conquistado “de graça” ou sem a luta da categoria.

Ao apresentar a outra proposta de resolução, Saulo afirmou que a categoria precisa manter a unidade para impedir que as propostas do governo, que atingem diretamente os direitos dos trabalhadores, sejam vitoriosas. “O governo anterior nos atacou com a Reforma da Previdência e o atual segue nos atacando. Agora, há em andamento projetos que privatizam a saúde e Previdência e retiram dinheiro da educação pública para o ensino privado. Precisamos fortalecer a nossa unidade para barrar essa política”, afirmou.

Luta pelo PCS e atuação conjunta com outras categorias

O texto aprovado, defendido pelo delegado do Sintrajufe-RS, afirma que “o governo Lula foi marcado por uma política econômica equivocada, que manteve os privilégios do capital financeiro especulativo, a altíssima taxa de juros e a política de superávit primário conforme a cartilha conservadora, com foco inquestionável na sustentação do investimento financeiro especulativo. Paralelamente, a implementação de uma política social avançada proporcionou que milhões da famílias acendessem socialmente ou deixassem de forma sólida as condições de pobreza e de miséria absoluta, fato inédito em toda a nossa história. É preciso que seja revertido esse quadro de contradição, por uma política de juros e de aplicação das verbas públicas que privilegiem essencialmente o interesse social e o investimento público”.

Sobre os planos de cargos e salários, a resolução aprovada ressalta que “o próximo período exigirá da Fenajufe um papel importantíssimo no sentido de cobrar firmemente do STF, da PGR e do Executivo, com as ferramentas de mobilização e de pressão política de que dispomos, seus papéis de abrir as negociações para efetivamente recompor o salário de seus servidores, a fim de valorizar a carreira e garantir a efetividade e a qualidade da prestação jurisdicional à população”.

Ao final, a resolução aprovada pelos delegados da XXI Plenária Nacional destaca o importante papel que a Fenajufe deve exercer como uma entidade sindical, que defende os interesses dos trabalhadores. “Não podemos nos furtar ao protagonismo que tem de ser estabelecido por nossa Federação e pelos sindicatos de base. Precisamos ampliar nossas práticas e passar a discutir política de forma ampla e organizada em nossas atividades sindicais, debatendo os problemas nacionais da classe trabalhadora, agindo de forma proativa na consolidação de posições que nos coloquem ao lado dos demais trabalhadores”, ressalta o final da resolução sobre conjuntura nacional.

Fonte: Fenajufe