Notícia postada dia 06/06/2011

(Atualizada) ASSEMBLEIA GERAL DEFINE CONTINUIDADE DA GREVE

Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (6), por ampla maioria e com apenas dois votos contrários, foi deliberada a continuidade do movimento grevista no estado, por tempo indeterminado. Uma nova Assembleia Geral será realizada na próxima sexta-feira (10/06), às 10h, no TRE. Abaixo, confira o andamento da Assembleia, suas deliberações e os informes dados neste evento.

Prevista para ter início às 13h, a Assembleia Geral foi iniciada apenas às 14h, depois que os servidores fizeram visitas aos setores do TRT5, em Nazaré, nos chamados "arrastões", mobilizando os colegas que ainda não aderiram à greve para participar do movimento e também da Assembleia. Nas visitas aos setores, além de focar na união e na necessidade de lutar com garra pelo reajuste salarial, foi salientado o atual panorama político para todo o serviço público no país, com a inclinação do Governo em aprovar o PLP 549/09 (que prevê o congelamento de despesas de pessoal do setor público por um período de dez anos, significando dez anos sem aumento salarial, sem concurso público). Algumas salas estavam completamente vazias, demonstrando total adesão à greve e a indignação dos servidores com o descaso às suas reivindicações de reajuste salarial e com a ameaça de sucateamento do serviço público em razão do PLP 549/09 mencionado.

Após os arrastões, a categoria lotou o auditório onde estava sendo realizada mais uma Sessão Especial do Pleno do TRT5, já que a Coordenação Geral do sindicato tinha solicitado a inclusão do pedido de revisão do Ato 175/2010 do TRT5 - que estabelece como parâmetro mínimo de 60% de servidores trabalhando durante o movimento grevista -, na pauta desta Sessão. Entretanto, a categoria foi informada que, por já ter sido formulada, não haveria como incluir o pedido na pauta. Mas, ao final da tarde, enquanto alguns servidores aguardavam a reunião com a presidente do Órgão para solicitar a instalação de uma mesa de negociação e a revisão do ato, houve a informação de que o referido Ato fora ratificado pelo Pleno. (Saiba mais sobre esta reunião na matéria publicada na noite desta segunda-feira)

Depois dos informes da XVI Plenária Nacional da Fenajufe, realizada de 3 a 5/06 no Rio de Janeiro, e dos informes locais (em box abaixo), surgiram encaminhamentos aprovados abaixo:

- Realização de orçamentos para veiculação de spot referente à greve nas emissoras de rádio AM/FM (texto será definido com o Comando de Greve);
- Moção de apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro;
- Participação no ato dos professores de Universidades Públicas que foi realizado no CAB, às 17h;
- Elaboração de atividades lúdicas e informativas durante a greve (debates, apresentações teatrais etc) com objetivo também de integrar e unir os servidores;
- Realização de mais atos e manifestações;
- Continuidade da greve com nova Assembleia Geral no dia 10, às 10h, no TRE;
- Assembleias Setoriais nesta terça-feira (7) no TRT Comércio (às 10h) e no TRE (às 13h30, com o "corredor do convencimento" a partir das 12h30);
- Reunião do Comando de Greve nesta quarta-feira (7) às 14h, na sede do sindicato, e,
- Arrastões em todos os Órgãos nos dias 08 e 09/06;

- Elaborar tickets alimentação para distribuir aos servidores do TRT5, a fim de que, caso sejam intimidados a não participar da greve, entregar o ticket como forma de mostrar que vai participar sim da greve, mesmo cortando o benefício.

INFORMES
- A Coordenação do sindicato e os servidores que participaram como delegados na XVI Plenária da Fenajufe deram suas impressões sobre o evento e suas deliberações, citando dois pontos em comum: a divisão da categoria (PCSxSubsídio) e a necessidade de unificar a greve em todo o país para forçar, no mínimo, o início de uma negociação com o Governo. Entre todos os discursos feitos nesta AG, a palavra de ordem foi UNIÃO, já que, separados, não há como alcançar um bom quórum de servidores mobilizados, em greve e mostrando a força que o Judiciário Federal tem.
Em resumo, os informes desta Plenária, são as deliberações que já estão nas matérias publicadas em nosso site neste domingo (5);

- Sobre o quadro de greve no estado, as notícias são animadoras; na capital e interior existem os seguintes percentuais: TRT e TRE maior que 80% e na JF apenas alguns problemas específicos em alguns municípios, mas, conta com grande adesão à greve;

- Vinda do deputado federal Roberto Policarpo (DF) para um evento que será realizado na Justiça Federal (Sussuarana), no dia 17 deste mês;

- Participação de uma representante da CSP Conlutas, Cecília Amaral, que fez um discurso focado no apoio à luta da categoria e conclamando à participação destes trabalhadores na luta de outros servidores, em união, demonstrando força e visibilidade no cenário nacional.