Notícia postada dia 02/06/2011

Confira as informações das Assembleias Setoriais no TRT5, TRE e JEF

TRT - Nesta quinta-feira (02/06), foi realizada uma Assembleia Setorial na Justiça Trabalhista, onde a categoria discutiu a publicação do 175/2010, que estabeleceu um percentual de servidores trabalhando no período da greve de 2010, cortes do auxílio alimentação e transporte.

A coordenação do SINDJUFE informou que, em reunião realizada ontem (01), a vice-presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar esclareceu que a “restauração” do ato foi decisão da desembargadora Ana Lúcia Bezerra. Informa ainda que o ato é válido mas que será constituída uma Comissão de desembargadores e de representantes dos servidores para aprofundar o debate.

Até o momento não existe nenhum percentual estabelecido para esta greve. Assim que a presidente do TRT retornar de viagem, a categoria vai marcar uma reunião para negociar com a Administração. A coordenação do sindicato informou que o ato causou duas reações nos servidores: a primeira, de medo (com a perda de benefícios) e a segunda de incentivo, aumentando a participação na greve. É imprescindível que os servidores assinem o ponto paralelo nos seus locais de trabalho (não a folha de ponto), já que o sindicato vai ingressar com ação judicial.

Além do meio político, pelo qual o SINDJUFE está tentando resolver essa situação, através da tentativa de um acordo com a administração, o sindicato também vai entrar com uma ação no sentido de garantir os auxílios alimentação e transporte nesse período de greve. Na segunda-feira (06), será realizado um ato em Nazaré com o objetivo de chamar a atenção dos desembargadores e em seguida, Assembleia Geral nesse mesmo local.

TRE - À tarde foi realizada uma assembleia setroal no TRE, onde a coordenação do sindicato informou sobre a reunião no TRT e discutiu sobre serviços essenciais e como vai ficar a questão do ponto paralelo na Justiça Eleitoral.
Sobre a realização dos serviços essenciais, nada ficou definido. A proposta é  realizar uma nova assembleia setorial, contando com a participação dos servidores do interior. A princípio os servidores devem assinar o ponto paralelo e não assinar o ponto eletrônico. Os servidores também podem encaminhar sugestões para o e-mail sindjufeba@sindjufeba.org.br, sobre quais serviços deverão ser realizados neste momento.

Quanto à remuneração dos servidores, Rogério Fagundes informou que nesta quarta-feira (01), integrantes da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovaram a realização de uma audiência pública para debater formas de remuneração dos servidores públicos federais, que deve acontecer nos próximos 15 dias.
Foi informado também que será realizada na próxima quinta-feira (9), uma reunião para discutir a implementação do plano de saúde no TRE, às 14h.

JEF - Além dos informes já dados nas Assembleias anteriores, foi feito um levantamento dos setores que estão parados na Justiça Federal e JEF, demonstrando um grande número de adesão à greve. Foi informado ainda que o sindicato já está preparando a peça jurídica para dar entrada na Justiça, referente à ação do juiz Marcelo Motta, da Subseção da Justiça Federal, em Guanambi, que proibiu o coordenador do sindicato, Joilton Pimenta, de conversar com os servidores.