Notícia postada dia 01/06/2011

Assembleia Geral mostrou que a greve está forte na Bahia

No primeiro dia de greve dos servidores do Judiciário Federal na Bahia, a categoria lotou o saguão do Prédio das Varas Trabalhistas, em Assembleia Geral, para deliberar a continuidade da greve até segunda-feira (06/06), já que entre os dias 3 e 5/06, representantes dos servidores do Judiciário Federal de vários estados estarão reunidos na XVI Plenária Nacional da Fenajufe, que acontece no Rio de Janeiro. Uma nova assebleia foi marcada para esta segunda-feira (06/06), para avaliar o resultado da amplida e decidir os rumos das mobilizações. A expectativa é que mais estados entrem na greve a partir deste encontro nacional.

Servidores dos três órgãos que compõem o Judiciário Federal na Bahia, além da JMU aderiram em peso à greve. No TRT, capital, todas as Varas Trabalhistas estão paralisadas, algumas, porém, atendendo parcialmente. No interior, o SINDJUFE foi informado que 90% dos servidores também paralisaram suas atividades. Destaque  para Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna. No TRE, cerca de 70% pararam e na Justiça Federal, 80%.

Na manhã desta quarta feira, o juiz Paulo Temporal conversou com um grupo de servidores sobre as visitas de mobilização que o comando de greve está fazendo nas VT e solicitou que não utilize apitos e não entre na sala de audiência durante estas visitas. Ao contrário da atitude do juiz Paulo Temporal, na subseção da Justiça Federal, em Guanambi, o juiz Marcelo Motta proibiu o coordenador do sindicato, Joilton Pimenta, de conversar com os servidores. Diante disso, a assembleia aprovou uma moção de repúdio contra este juiz. A categoria aprovou também uma moção de solidariedade à greve dos servidores públicos estaduais e do reajuste salarial dos professores federais.

Logo após a assembleia, os servidores realizaram um ato público nas ruas do Comércio, chamando a atenção da população para as reivindicações da categoria. O sindicato distribuiu comidas típicas (amendoim, milho e pamonha). A pamonha é uma referência ao sentimento da categoria, diante da falta de compromisso entre o executivo e o judiciário em aprovar o reajuste salarial da categoria.

Assembleia Setoriais nesta quinta-feira (02/06)

• TRT: às 10h;
  • TRE: às 13h