Notícia postada dia 26/05/2011

Previdência complementar em pauta

O projeto de lei nº 1992/0, que institui o fundo de previdência complementar dos servidores públicos federais, deve ser votado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara na próxima semana. Na semana passada, o próprio ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, fez um apelo para que os deputados aprovem a proposta.

Ele argumentou que, atualmente, a Previdência Social tem déficit aproximado de R$ 52 bilhões por ano — arrecada R$ 22,7 bilhões e gasta R$ 73,9 bilhões. Segundo ele, o descompasso deve-se ao pagamento de R$ 44 bilhões em benefícios para 28,3 milhões de trabalhadores da iniciativa privada e de R$ 52 bilhões para apenas 950 mil servidores públicos federais aposentados.

Segundo dados divulgados hoje, a Previdência Social registrou déficit de R$ 5,7 bilhões em abril, um aumento de 79% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 3,2 bilhões). O resultado corresponde à diferença da arrecadação líquida, de R$ 18,546 bilhões, e da despesa com benefícios, de R$ 24,275 bilhões. No acumulado do ano, de janeiro a abril, o rombo totalizou R$ 15,329 bilhões, queda de 17,2% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 18,5 bilhões).

Fonte: Blog do Servidor