Notícia postada dia 20/05/2011

STF decidirá horário de trabalho nos tribunais

Matéria do repórter Diego Abreu publicada hoje no Correio mostra que referenciar ou não o novo horário de atendimento público nos tribunais brasileiros, fixado por resolução publicada no último dia 3 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está nas mãos do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"A medida estabeleceu que todos os tribunais do país funcionem em horário corrido, das 9h às 18h. A regra, que passará a valer em 3 de julho, revoltou juízes e servidores do Judiciário e é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade protocolada no STF pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O novo horário de expediente foi aprovado pelo CNJ em março. No mês seguinte, porém, depois de ser pressionado pelos tribunais e por entidades que representam servidores, o conselho flexibilizou os horários de atendimento, abrindo exceções para que as unidades do Judiciário que comprovarem falta de pessoal ou “costumes locais” possam instituir um intervalo para o almoço."

Fonte: Blog do Servidor