Notícia postada dia 19/05/2011

Servidores conseguem apoio de Colégio de Presidentes dos TREs e fazem ato no Rio Vermelho

Aprovação unânime para o envio de um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF), manifestando apoio à retomada do diálogo com o Executivo em prol do reajuste salarial dos servidores do Judiciário Federal, foi feita na tarde desta quinta-feira (19), pelos presidentes dos TREs, durante o 53º Encontro deste Colegiado, realizado em Salvador. Uma comissão de servidores baianos e coordenadores do SINDJUFE-BA, contactaram o presidente do Colegiado, desembargador Walter de Almeida Guilherme, o qual após pedido da categoria, abriu espaço para que o sindicato fizesse o pedido solenemente, antes da reabertura da sessão, e entregasse também o ofício feito para cada presidente. Na ocasião, após as explanações do coordenador geral Rogério Fagundes, que ressaltaram as lutas empreendidas e também o apoio dado pelo Coleprecor para a retomada das negociações com o Executivo, por aprovação unânime, mais um grupo Colegiado do Judiciário Federal irá apoiar a luta da categoria!

Enquanto a comissão formada por Lindinalva Souza, Frederico Barboza, Hilton Coelho, Aline Esquivel, Rogério Fagundes, Henrique Quintanilha e Myrtô Magalhães estavam na parte interna do Hotel Pestana, local que sediou o evento, um grupo de servidores protestava, na parte externa do local, com apitos, artistas com pernas de pau, faixas e vuvuzelas, chamando a atenção da população e também da polícia que, foi chamada para "acompanhar" os manifestos.

No discurso feito aos presidentes dos TREs, Rogério salientou a necessidade do apoio das Administrações dos Órgãos, já que o Projeto de Lei que contempla o reajuste da categoria está tramitando na Câmara dos Deputados desde 2009. Ressaltou ainda que a situação salarial da categoria, no Judiciário, é a pior em toda sua história, fazendo com que profissionais altamente capacitados migrem para outros Órgãos. Citou ainda que estes servidores se sentem órfãos de apoio do Supremo Tribunal Federal e que era importante o apoio destes presidentes para que, junto aos Tribunais Superiores, possam também colaborar com essa causa, além de solicitar que não haja retaliações (corte de ponto e perda de FCs) aos servidores.

ASSEMBLEIA GERAL

Antes do ato foi feita uma Assembleia Geral no TRE, a fim de discutir as mobilizações e os próximos passos a serem dados. Como não havia novos informes sobre o PCS, foi feita a leitura e correção do ofício que foi entregue os presidentes dos TREs, e, decidida que a próxima AG, com paralisação de 24h, será realizada na Justiça Federal, às 13h. O ato a ser realizado ainda está em discussão.