Notícia postada dia 13/05/2011

Movimento pela PEC 190/07 ganha adesão de parlamentares em Brasília

Mesmo em meio às discussões sobre Novo Código Florestal e ainda a Marcha de mais de três mil prefeitos em Brasília/DF, os dirigentes sindicais que realizaram o plantão de três dias em favor da PEC 190/07, na capital federal, conseguiram se reunir com líderes de partidos, ganhando a adesão de vários parlamentares à proposta. No balanço feito na manhã de sexta-feira, os sindicalistas consideraram positivo o resultado das reuniões. A PEC trata do Estatuto dos Servidores do Judiciário.

A primeira reunião, na quarta-feira (11), foi com o deputado Carlos Sampaio - uma das lideranças do PSDB na Câmara. O parlamentar declarou total apoio a PEC 190/07 e disse ser um defensor da causa dos trabalhadores do Judiciário no parlamento. Em seguida, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo líder do PSDB, Duarte Nogueira.

Após ouvir as exposições de Marcos Verlaine e Zezé Silva, da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário), Duarte Nogueira solicitou que seja encaminhado documento ao seu gabinete detalhando os objetivos da PEC 190/07 para que ele discuta a matéria com os deputados tucanos e, posteriormente, com o Colégio de Líderes.

Em atenção a pedido do presidente do Sinjur, Israel Borges, o deputado Carlos Magno (PP-RO) marcou audiência dos sindicalistas com o líder do seu partido, o deputado Nelson Meurer (PP-PR). O parlamentar posicionou-se favorável a matéria, dizendo que o encaminhamento feito por Carlos Magno será apoiado pela sigla progressista.

Ainda na quarta-feira, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo vice-líder do PMDB, deputado Mendes Ribeiro Filho. Na reunião, o presidente do Sindjus-MS, Dionísio, falou ao parlamentar sobre a importância da aprovação da emenda constitucional que acabará com a disparidade no judiciário estadual.

João Ramalho, do Sinjep-PB, esclareceu que o apoio da bancada do PMDB é importantíssima nesse processo. “O convencimento das lideranças que pautam a matéria na Câmara proporcionará a inclusão dela na ordem do dia e, consequentemente, a votação em plenário”.

Depois das visitas aos gabinetes, os representantes dos sindicatos responsáveis pelo plantão fizeram avaliação das reuniões e definiram estratégias para os próximos plantões.

Segundo Israel Borges, a PEC 190/07 não tem impacto orçamentário nem financeiro e já recebeu pareceres favoráveis no Conselho Nacional de Justiça e na Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, “além de contam com apoio de diversos presidentes de tribunais no País, o que facilitará a compreensão dos parlamentares quanto à importância da aprovação da PEC no Congresso Nacional”.

Participaram das audiências: Maria José Silva (presidente da Fenajud e do Sinpojud); Israel Borges (Presidente do Sinjur e Secretário Geral da Fenajud), João Ramalho (Presidente do Sinjep-PB e Diretor de Assuntos Jurídicos da Fenajud) e os dirigentes do Sindus-MS, Dionísio Gomes Avalhaes (Presidente), Jânio Barbosa Irala, Jorge da Silva Manente e Antônia Leonice e Marcos Verlaine (Assessor Parlamentar da Fenajud).

Extraído de Rondonotícias