Notícia postada dia 13/05/2011

Coordenadores do SINDJUFE-BA participam de reunião com Diretora do Foro da Seção da Justiça Federal

Solicitar apoio efetivo aos servidores, mediante negociação, para a garantia do exercício do direito de greve, foi o principal objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (12) entre os coordenadores do sindicato Aline Esquivel, Manoel Paim e Rogério Fagundes e a diretora do Foro da Justiça Federal/BA, Dra Cynthia Araújo Lopes. Embora não possa garantir previamente que não haverá retaliação aos servidores, já que existe uma hierarquia onde a aplicação de penalidades pode ser feita por outros juízes, a magistrada se mostrou disposta a tentar o diálogo com os outros juízes, caso haja alguma tentativa de retaliação.

Inicialmente, os coordenadores expuseram a situação salarial defasada e o momento político atual onde há risco de aprovação de projetos que ferem os direitos dos servidores, como o PLP 549/09. Após explanarem sobre estes pontos, foi discutida ainda a situação dos servidores que, por temerem retaliações (corte de ponto ou funções comissionadas), acabam não participando dos eventos e atos promovidos pelo sindicato.

De acordo com a Dra Cynthia Lopes, houve um desgaste no relacionamento juízes/servidores no ano passado, durante a greve, mas, que atualmente, na sua avaliação, os magistrados têm mostrado compreensão e se dispôs a negociar com o sindicato sempre que houver atividades de paralisação e greve, além de se mostrar preocupada com a situação de desgaste que o Judiciário Federal vem passando atualmente perante os demais Poderes.