Notícia postada dia 13/05/2011

Ato em defesa do reajuste salarial reúne cerca de 600 pessoas na PGR

Aproximadamente 600 servidores do Ministério Público da União no Distrito Federal participaram na tarde desta quarta-feira [11] de mais um ato em defesa do reajuste salarial, em frente à Procuradoria Geral da República [PGR]. Inicialmente organizado pelo Sindjus-DF, o ato contou com a presença de representantes do Sinasempu [Sindicato Nacional dos Servidores do MPU], que também organizavam uma manifestação no local. Além deles, estiveram presentes diretores da Fenajufe e representantes do movimento pró-subsídio. Todos se incorporaram à atividade, garantindo uma mobilização unificada, que marcou o dia nacional de luta, conforme calendário aprovado na última reunião ampliada da Fenajufe.

Foto: Carlos Alve

De acordo com Jean Loiola, coordenador da Fenajufe, a cobrança para que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, se empenhe, junto ao Executivo, para finalizar as negociações e feche um acordo para aprovar o reajuste salarial foi o principal mote do ato. Em suas intervenções, os servidores e dirigentes sindicais criticaram a inércia da cúpula do MP, que até o momento nada fez para que haja avanço nas tratativas com o governo federal referentes ao PCS.

No ato, o dirigente da Federação também reafirmou a necessidade de todos os servidores seguirem unidos nessa campanha, tendo como foco central o reajuste dos salários, que já se encontram defasados em relação às outras categorias que desempenham funções semelhantes. Ele falou, ainda, do calendário de mobilização, aprovado em nível nacional, e destacou a importância de toda a categoria, Judiciário e MPU, se envolver intensamente na mobilização.

Na tarde desta quarta-feira [11], enquanto os servidores do MPU protestavam na porta da PGR, outro setor da categoria participava do ato em frente ao TSE, promovido pelo Sindjus-DF. As paralisações seguem nesta quinta-feira no TJDFT e na sexta-feira no STJ e no TST.