Notícia postada dia 03/05/2011

Paralisação de 24 horas dia 11 de maio, com AG no TRT

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (03), no TRE, os servidores do Judiciário Federal na Bahia decidiram realizar mais uma paralisação de 24 horas no dia 11 de maio, com Assembleia Geral nesse mesmo dia, no TRT (Comércio) para decidir os rumos da mobilização na luta pelo PCS.

Após informes da paralisação de hoje, da Reunião Ampliada da Fenajufe, realizada no último sábado (30/4) em Brasília, bem como debates para decidir o melhor caminho para a aprovação do PCS, foram criadas as seguintes propostas:

• 1-  Greve por tempo indeterminado a partir de hoje;
  •  2-  Decidir depois.

A segunda proposta venceu com 57 votos. A primeira obteve 16 votos, sendo seis manifestados por meio da votação online. A partir dessa deliberação, foram apresentadas mais três propostas:

•   1-  Paralisação dia 11 de maio com indicativo de greve;
  • 2- Greve a partir do dia 1º de junho, seguindo o calendário de mobilização da Fenajufe, com realização de Assembleia Geral no dia 6 de junho e;
  • 3- Paralisação de 24 horas nos dias nacionais de mobilização (11, 18 e 25/05), com possibilidade de iniciar a greve no dia 25 de maio.

A primeira proposta foi aprovada com 33 votos, sendo 10 manifestados através da votação online.

Além da paralisação que será realizada no dia 11/05, com Assembleia Geral no TRT, às 13h, foi formado o Comando de Greve para fazer o trabalho de mobilização dos servidores que não estão participando das atividades em prol do PCS. No TRT, Elisa Fortes, Hilton Coelho, André, Alberto Rajy e Rogério Fagundes fazem parte do comando; no TRE, Jeane e Lindinalva e na Justiça Federal, Lourival Matos e Jailson Lage. Na assembleia do dia 11 serão escolhidos também os delegados que participarão da Reunião Ampliada da Fenajufe, a ser realizada em junho.

Quem tiver interesse em colaborar com a mobilização da categoria, através da participação no Comando, favor procurar os servidores citados acima ou entrar em contato com o SINDJUFE.

Ampliada: os servidores que participaram da Reunião Ampliada da Fenajufe, realizada em Brasília no dia 30 de abril, informaram que os delegados deste encontro defenderam a unidade da categoria como meio de conseguir o reajuste.

A ampliada, encontro de servidores de vários estados, avaliou que os sindicatos não tinham condições de entrar em uma greve por tempo indeterminado neste momento. Diante disso, no mês de maio os sindicatos vão fazer atividades de mobilização e em junho, após a Ampliada, verificar a possibilidade da greve. Foi aprovado então um novo calendário de mobilizações para pressionar o governo, o STF e a PGR a negociarem o orçamento e aprovar os projetos que revisam os planos de cargos e salários da categoria. Vale ressaltar que até o momento não existe nenhum acordo entre Executivo e Legislativo no sentido de aprovar o reajuste dos servidores do Judiciário Federal.

Calendário:

• 02 a 06 – rodada nacional de assembleias e mobilização.
  • 11 - mobilização na Justiça Eleitoral com ato público. Incorporar aos atosn públicos dos SPFs nos estados.
  • 18 - mobilização na Justiça Federal com ato público.
  • 25- mobilização na Justiça do Trabalho com ato público.

Os estados devem está preparados e atentos à convocação da Fenajufe para virem a Brasília para ato nacional ou evento pela aprovação dos PCSs.

Está previsto também a realização de ato nacional em Brasília para pressionar o governo, o STF e a PGR a negociarem e Congresso Nacional a votar os projetos que revisam os PCSs.

Informes:

TRT: A coordenação do SINDJUFE informou que, no TRT, a presidente da comissão que estuda a implementação do plano de saúde de Autogestão no Órgão adiou a reunião, que seria realizada no dia 27 de abril. Foi informado também sobre os problemas causados com o convênio firmado entre o TRT5 e a Caixa Econômica Federal, já que muitos servidores do TRT são correntistas do BB. Na assembleia, o sindicato circulou um abaixo assinado solicitando da administração do TRT um posto da Caixa em Nazaré, já que não tem agência da Caixa.

O CNJ a negou ao BB a declaração de nulidade de convênio firmado entre o TRT e a Caixa. O BB pediu, além da declaração de nulidade, a garantia do contrato anteriormente firmado com o Tribunal.

TRE e JF: No TRE, o sindicato está tentando marcar uma reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas, Adelmo Cruz, para continuar as discussões sobre a implementação do plano de saúde de Autogestão no TRE. Já na Justiça Federal, a coordenação informou que o Supremo Tribunal de Justiça, publicou no seu site um comunicado informando que, após o presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Ari Pargendler, ter tomado conhecimento da paralisação dos servidores, determinou que fossem descontadas as horas não trabalhadas dos que aderirem ao movimento.

Por fim, os servidores cantaram parabéns em homenagem ao aniversário de unificação do SINDJUFE, comemorado no dia 1º de maio.