Notícia postada dia 27/04/2011

Paralisação no dia 03 de maio!

Paralisação de 24 horas, com Assembleia Geral no TRE-BA para deliberação da greve. Esta foi a decisão dos servidores do Judiciário Federal baiano, na tarde desta quarta-feira (27). Além de discutirem estratégias de luta, a categoria escolheu os delegados que vão participar da Reunião Ampliada da Fenajufe, a ser realizada no sábado (30).

Antes da Assembleia Geral os servidores participaram de um seminário sobre remuneração, que contou com a presença de Antônio Augusto Queiroz (DIAP) e Henrique Quintanilha (FTC/TRE). Na ocasião, diversas dúvidas dos trabalhadores foram esclarecidas, acerca do Plano de Cargos e Salários (PL 6613/2009) e seu andamento em Brasília, e também acerca do Subsídio. Com o embasamento do debate anterior e após os informes (veja abaixo) os servidores fizeram propostas, e, pessoalmente e virtualmente (através da votação eletrônica que ficou disponível por alguns minutos aos servidores cadastrados) ficou deliberado que haverá uma nova paralisação de 24 horas, no próximo dia 03, seguido de Assembleia geral no TRE-BA, às 13 horas. A Diretoria Geral do SINDJUFE-BA também está verificando a possibilidade de comemorar, na ocasião, o aniversário da entidade, que completará nove anos no dia 01/05, e, realizar atividades que mobilizem a categoria e chame atenção da imprensa.

Nesta Assembleia, será deliberada a adesão ou não à greve, entre outras questões que a categoria julgar necessárias.

Votação - Com a utilização da internet 3G da Vivo, foi possível, desta vez, transmitir a Assembleia Geral via rádio web, e inaugurar também o sistema de votação online (após cadastro com e-mails institucionais do órgão ao qual pertence, o servidor recebe uma senha, e, no momento da votação presencial, abre-se um tempo de cinco minutos para a votação via web). Confira o total de votos para cada proposta:

1- Greve a partir do dia 03/05 = 37 votos (22 presenciais e 15 virtuais);
2- Não paralisar e realizar apenas mobilização (ato) no dia 03/05, com AG = 03 votos (02 presenciais e 01 virtual), e,
3- Paralisação no dia 03/05, com Assembleia Geral = 50 votos (42 presenciais e 08 virtuais).
Foi registrada também uma abstenção.

Informes
- Repassados pela Coordenação Geral do sindicato, a categoria soube que, acerca do PCS, não foi realizada a audiência pública solicitada pelo deputado federal Reginaldo Lopes e que há indicativos de que a negociação com o Governo Federal (MPOG, Executivo e Presidência da República) seja retomada ainda nesta semana, segundo informações de Amarildo Vieira, secretário de Recursos HUmanos do STF.

Acerca da paralisação desta quarta-feira (27), foi informado que houve boa adesão, tanto na capital quanto no interior, em todos os órgãos. Já com relação ao imposto sindical foi dito que os setores de Recursos Humanos e Pagamento dos tibunais já foram informados e que o SINDJUFE-BA fará a devolução dos valores aos servidores, assim que possível.

Já sobre os planos de saúde de autogestão, a informação é de que o Projeto do TRT5 será encaminhado para a Presidência do órgão no dia 29/04, e, no TRE ainda há pendência de agendamento de uma reunião que, até o momento não foi definida, mesmo diante de diversos pedidos reiterados do sindicato.