Notícia postada dia 27/03/2011

3º Congrejufe aprova alteração estatutária e elege novos coordenadores

Os coordenadores do SINDJUFE Rogério Fagundes e João Evódio e o servidor Frederico Barboza (TRE), apresentaram as alterações no estatuto do sindicato, que foram discutidas no Grupo de Trabalho.

Antes de apresentar as alterações no estatuto, a categoria elegeu servidores para fazer reposição na diretoria do sindicato. Os novos coordenadores ocuparão o cargo até outubro deste ano.

Foram eleitos os seguintes servidores:

Henrique Quintanilha (TRE) – III Coordenador Geral;
 Linaldo Menezes (JF) – II Coordenador de Administração, Patrimônio e Finanças;
 Rita Vidal (TRT) – III Coordenadora de Administração, Patrimônio e Finanças;
 Petrúcio de Lima Belo (TRE) – Coordenador de Imprensa e Comunicação;
 Manoel Paim (JF) - Coordenador de Imprensa e Comunicação;
 Edvaldo Alves (TRT) – Coordenação Social, Esporte e Cultura;
 José Jantui (JMU) - Coordenação Social, Esporte e Cultura;
 Nelson Lima de Santana (TRT)- Coordenação Social, Esporte e Cultura;
 Maria Antônia Damásio (TRT) – Coordenação de Formação Política e Políticas Sociais;
 Adnaldo Medeiros (TRT) - Coordenação de Formação Política e Políticas Sociais;
 Gil Freire (TRT) – Coordenação de Condições de Trabalho e Saúde Ocupacional;
 Jaqueline Castro (JF) - Coordenação de Condições de Trabalho e Saúde Ocupacional;
 Rita de Cássia Rosa (TRT) – Coordenação Jurídica;
 José Sérgio Umburanas (TRE) – Coordenação de Aposentados;
Mariana Mascarenhas (TRE) - Coordenação de Condições de Trabalho e Saúde Ocupacional.

Logo em seguida, os servidores discutiram Alteração Estatutária, com propostas de mudanças sugeridas pelo Grupo de Trabalho. Entre essas mudanças, destaque para inclusão da Justiça Militar da União como órgão que compõe a base do SINDJUFE, juntamente com o TRT, TRE e Justiça Federal; assistência jurídica para o servidor que se desfiliou do sindicato, por motivo alheio à sua vontade; criação do Conselho de Ética no sindicato; criação do Conselho de Representantes em 26 microrregiões; publicação do edital de convocação de assembleia com, no mínimo, três dias de antecedência, entre outras alterações. Quanto ao conselho fiscal, ficou aprovada a eleição deste grupo no mesmo período do processo eleitoral da diretoria.

Por fim, os participantes do 3º Congrejufe aprovaram os seguintes encaminhamentos:

Pré aprovação a ser referendada em assembléia especialmente convocada para este fim, das resoluções de plano de lutas e condições de trabalho discutido pelo Grupo de Trabalho;

Adiamento da discussão das resoluções de conjuntura para esta mesma assembléia;

Desfiliação do Sindicato à CUT;

Em particular, a resolução que prevê o encaminhamento de ampla discussão sobre filiação a centrais sindicais, sofreu emenda no que diz respeito à data de definição e ao modo de escolha. Deste modo, não ficou especificado um prazo em particular, pelo entendimento dos congressitas que a formação de convencimento da base é que determinará o momento da escolha. Do mesmo modo, para se garantir a participação mais ampla na escolha, foi encaminhado que esta consulta deva ser realizada por votação eletrônica;

Caravana para Brasília no dia 13 de abril para participar das mobilizações em prol do PCS;

Aprovação do calendário de mobilização proposto pela Fenajufe;

Assembleia Geral no TRT Comércio, no dia 12 de abril, às 13h.

Depois dos encaminhamentos, Rogério encerrou o 3º Congrejufe agradecendo a participação dos servidores (capital e interior), aposentados e funcionários do SINDJUFE pela realização deste evento, que apesar das dificuldades enfrentadas, foi possível cumprir o que foi programado.