Notícia postada dia 26/03/2011

3º Congrejufe: Grupos começaram os trabalhos na manhã deste sábado

Dando continuidade às atividades do 3º Congrejufe, após a divisão dos Grupos de Trabalho, algumas equipes escolheram coordenadores, secretários e relatores para liderar e acompanhar as atividades que seriam desempenhadas, especialmente, na condução dos debates e relato dos fatos e propostas.

Foram formados seis  grupos:

Grupo 1- Coletivos (mulheres, raça, livre orientação sexual);

Grupo 2- Conjuntura internacional e nacional;

Grupo3- Prestação de contas;

Grupo 4- Alteração estatutária;

Grupo 5- Plano de lutas;

Grupo 6- Condições de trabalho.

GT Conjuntura internacional e nacional - Sob a coordenadoria de Jailson Lage, o grupo fez análise abrangente do movimento sindical no país e a submissão deste movimento ao Governo devido à partidarização de muitos sindicatos e federações. Foram citadas ainda as estratégias do Governo para amenizar/esfriar a movimentação da classe trabalhadora. Foi feito um aprofundamento do debate sobre a greve e as atividades tomadas pelas entidades sindicais, especialmente no que diz respeito às mobilizações e à união da categoria.
Globalização, colonização e crise do capitalismo foram também parte importante deste debate.

O servidor Abimael (TRT) começou o debate falando sobre o processo de globalização, que envolve três eixos. O primeiro, dividido em três fases:

1- globalização científica/ tecnológica;

2-  hegemonia do capital financeiro;

3- abertura econômica.

O segundo eixo é marcado pelo neoliberalismo, movimento que diminui o papel do Estado e supervaloriza o mercado. Já o terceiro eixo é caracterizado por um movimento de reestruturação produtiva, cujo objetivo é reduzir o custo e maximizar o resultado. Os trabalhadores, no entanto, são as principais vítimas desse modelo.

No  GT Prestação de contas do SINDJUFE, o conselheiro fiscal Jeferson Passos, começou o debate apresentando um histórico de todo trabalho realizado pelo conselho fiscal na  gestão atual. Ressaltou a importante contribuição de cada conselheiro e suplente no trabalho realizado. Analisar as contas do sindicato, avaliar suas aplicações e o desfalque que ocorreu na instituição foram algumas das atividades deste grupo, coordenado por Jeferson Passos e com secretariado de Elmar Coutinho.

GT Plano de Lutas – Sob a coordenadoria de Petrúcio de Lima, secretaria de Ednice Cruz e relatoria de Alberto Rajy, o grupo fez análises de greves passadas, decisões errôneas à época, necessidade da união e do foco nas lutas urgentes contra o PLP 549/09 e o PCS4 (PL 6613/09).

GT Alteração Estatutária – Após leitura das alterações estatutárias contidas no Caderno de Teses, foram feitos os destaques, refeitas as redações e votadas estas alterações. O grupo teve como coordenador Rogério Fagundes e secretaria de João Evódio.

GT Coletivo e Condições de Trabalho – Neste grupo foram feitas análises de todas as teses que contemplam questões de gênero, raça, livre orientação sexual, condições de trabalho e assédios moral e sexual. O GT é coordenado por Fabrício Santana e tem como secretário o servidor Niélsinei Charles.

Os trabalhos continuam na tarde de hoje e o resultado final dos estudos realizados pelos grupos, bem como as propostas serão apresentadas amanhã.