Notícia postada dia 18/03/2011

Ipea: Conjuntura em Foco analisa corte de R$ 50 bi do governo federal

A segunda edição de 2011 do boletim Conjuntura em Foco do Ipea traz uma análise do recente anúncio de corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União, com o objetivo de conter pressões inflacionárias e cumprir a meta cheia de superávit primário na esfera federal.

O boletim aborda duas questões inter-relacionadas: primeiro, se o corte de R$ 50 bilhões é factível, sobretudo com resguardas aos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); segundo, se é viável cumprir a meta cheia de superávit primário de 3% do PIB, mesmo se o corte de R$ 50 bilhões não se concretizar - o que dependeria de uma evolução mais favorável das receitas que o estimado.

A publicação traz ainda diversos números da conjuntura, como Produto Interno Bruto (PIB), desempenho do setor industrial, setores que mais se destacaram, emprego, inflação, balanço de pagamentos, juros, receitas federais, despesas, previdência e considerações sobre o impacto do aumento do salário mínimo.

O boletim Conjuntura em Foco é uma publicação mensal realizada pelo Grupo de Análise e Previsões da Dimac, que faz análise pontual de temas relevantes da macroeconomia. O estudo foi divulgado na última quarta-feira (16), às 11h, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, na Av. Presidente Antônio Carlos, 51, 10º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Fonte: Ipea