Notícia postada dia 11/03/2010

SINDJUFE comemora Dia Internacional da Mulher na JF

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em grande estilo na segunda-feira (8). Com distribuição de rosas, trufas de chocolates e brindes, as servidoras da Justiça Federal foram homenageadas com um debate produtivo e rico sobre o tema "A batalha dos sexos: a nova mulher diante do velho homem", que contou com a participação da diretora executiva da ASSERJUF, Iolanda Dórea, da coordenadora de Formação Política e Políticas Sociais do SINDJUFE-Ba, Denise Márcia, da desembargadora federal Dra Neuza Maria Alves da SIlva e da representante da Vara Especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher, Jacqueline Soares. O mediador do debate foi o diretor administrativo da ASSERJUF, Manoel Paim Filho.

Após a abertura do evento, Denise Márcia iniciou o debate pontuando questões sobre o machismo, que se percebe desde a forma como as mulheres são tratadas até o ato da violência em si. Ela ressaltou que é necessário uma mudança de paradigma e que as mulheres, que também podem ter comportamentos machistas, devem repensar a forma de educar os filhos e filhas. "Algumas mulheres devem mudar de concepção, afinal, o sistema escravocrata criou os pensamentos racistas, da mesma forma que o sistema machista tem gerado mitos e preconceitos contra o público feminino", ressaltou.

Em seguida, Jacqueline Soares apresentou casos de violência contra a mulher e mostrou a importância da mudança de postura destas que, têm atualmente, garantido importantes conquistas. Salientou também que a transformação do pensamento machista deve ser iniciada de dentro pra fora, com o reconhecimento da importância e do repeito à mulher pelo indivíduo.

Já a Dra Neuza Maria citou exemplos para exemplificar a maneira como a competição entre homens e mulheres têm crescido, justamente devido ao machismo frente ao empoderamento do público feminino. Citou ainda que as mulheres devem ser sábias para que essa competição não acabe com relacionamentos e, finalizou ressaltando a importância da mudança de pensamentos para influenciar a sociedade. "Precisamos adotar posturas diferentes, mudar a mente e quebrar tabus. Assim, vamos dar o primeiro passo para o fim do machismo", concluiu.

Devido à qualidade dos debatedores e da relevância do tema, será agendado um novo evento, a ser divulgado em breve. Este evento foi realizado com parceria do SINDJUFE-Ba e ASSERJUF.