Notícia postada dia 07/02/2011

Duas reportagens ajudam a compreender melhor o DF e o Congresso

O Correio Braziliense deste domingo (6) iniciou a veiculação de uma excelente reportagem para entender melhor o Distrito Federal por meio da economia das cidades que margeiam Brasília (Plano Piloto).

Sob o título "Novos eixos de desenvolvimento econômico", a série de reportagens "mostra os principais vetores de crescimento da economia do Distrito Federal", abre a matéria, cuja primeira cidade a ser "radiografada" é Taguatinga, criada em 1958, que fica a 19Km do Plano Piloto, tem 235 mil habitantes, 12 mil empresas, que empregam cerca de 100 mil trabalhadores.

Segundo o IBGE, apenas dez estados têm participação expressiva no Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. O ranking é embasado em informações de 2008:

1º) São Paulo: 33,1% de participação no PIB Nacional;
2º) Rio de Janeiro: 11,3%;
3º) Minas Gerais: 9,3%;
4º) Rio Grande do Sul: 6,6%;
5º) Paraná: 5,9%;
6º) Santa Catarina: 4,1%;
7º) Bahia: 4%;
8º) Distrito Federal: 3,9%;
9º) Goiás: 2,5%; e
10º) Pernambuco: 2,3%.

Vale à pena acompanhar a reportagem.

A política e o Congresso
A outra reportagem que vale a pena ler é a do jornal Valor Econômico e foi publicada no caderno especial "Eu & fim de semana", de sexta-feira (4).

Sob o título "Os mitos do Congresso", o jornalista Caio Junqueira, por meio de dados de pesquisadores procura desmistificar que "a imagem desfavorável atribuída ao Congresso Nacional muitas vezes não corresponde à realidade", chama a atenção.

Nos textos, curtos e objetivos, fica claro que o Congresso não está a "reboque do Executivo", que tem ideologia, que legisla e que é disciplinado e previsível.

Para ajudar ainda mais a entender o Congresso e o resultado das eleições, o DIAP produziu levantamento sobre os resultados das eleições de 3 de outubro.

Trata-se da 5ª edição da "Radiografia do Novo Congresso", que registra e analisa o processo eleitoral, pontuando seu eixo central e suas principais características, traça o perfil socioeconômico do Congresso - Camara e Senado - além de detalhar a situação de cada um dos atuais e novos parlamentares nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Fonte: DIAP