Notícia postada dia 28/02/2010

Assembleia aprova criação do Núcleo do TRE

Na primeira assembleia transmitida ao vivo pelo SINDJUFE-BA por meio da rádio web, realizada no TRE nesta sexta-feira (26), servidores da Justiça Eleitoral da capital e do interior discutiram diversos temas de interesse da categoria. Logo após os informes, onde os coordenadores do sindicato Rogério Fagundes e Aline Esquivel esclareceram dúvidas apresentadas pelos servidores, o sindicato, juntamente com a categoria discutiu a criação de um núcleo para o TRE. A coordenadora Aline chamou a atenção da necessidade de se criar o núcleo, espaço através do qual os servidores podem se reunir para fazer estudos, tomar decisões e fazer encaminhamentos. A criação deste núcleo foi aprovada tendo como membros os servidores: Aline Esquivel, Luis Marcos de Carvalho e Ludmila Requião.

Outro tema amplamente discutido foi a disponibilização de vagas dos cedidos para o concurso de remoção e licença para acompanhamento de cônjuge. O advogado do sindicato João Nogueira fez alguns esclarecimentos e, apesar das diversas sugestões, a categoria achou que aquele não era o momento de se tomar decisões devido à complexidade do tema. O núcleo formado nesta assembleia vai dar continuidade às discussões e levar para a categoria.

A coordenadora também convidou os servidores para participarem de uma reunião com a coordenação jurídica do sindicato a ser realizada nesta segunda-feira (01), na sede administrativa do SINDJUFE, em Nazaré para discutir a não incidência sobre imposto de férias. No encontro será analisada a possibilidade de o sindicato pleitear uma ação. Quanto ao plano de saúde, Rogério informou que este tribunal tem o Sulamérica e que, devido à grande incidência de sinistralidade, levou esta seguradora a dobrar o valor da mensalidade. Alguns servidores entraram na Justiça e conseguiram o reembolso. Entretanto, devido aos problemas constantes com plano de saúde, não apenas no TRE, mas também no TRT, Rogério sugeriu a criação de um plano de saúde com auto gestão para o Judiciário Federal ou abertura de licitação.

Sobre o Comitê de Saúde, ficou decidido que este grupo fará parte do Núcleo do TRE, podendo os representantes do Núcleo compor o Comitê de Saúde. Sobre o PCS, Rogério deu os informes gerais, citando os apoios que já foram dados por parlamentares e inclusive o relator do PL 6613/09, deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM), explicando também que será realizada uma atividade com os parlamentares baianos, juntamente com servidores e os presidentes do TRE, TRT e JF, a fim de alcançar apoio e empenho destes na aprovação do PL.

Além disso, a categoria sugeriu ao sindicato avaliar e analisar o Planejamento Orçamentário do TRE, a fim de checar se há possibilidade do pagamento de horas extras aos servidores. Rogério acatou a sugestão e informou que o sindicato não foi convidado para esta reunião deste planejamento mas que vai checar e cobrar medidas para que os servidores não sejam mais prejudicados.