Acesso Funcionarios

Artigo postado dia 03/11/2021

Por: Denise Carneiro

Artigo postado dia 03/11/2021

Por: Denise Carneiro

É inegável a importância do passaporte vacinal. É urgente incluí-los nos protocolos de segurança sanitária de todos os Órgãos!

É inegável a importância do passaporte vacinal. É urgente incluí-los nos protocolos de segurança sanitária de todos os Órgãos!

Recentemente um colega prestador lotado na área administrativa da JFBA foi afastado para testes porque havia outro colega diagnosticado com covid-19. Não possuímos informação sobre a saúde do colega doente e nem se o outro colega contraiu a doença. Também não sabemos se temos outros casos semelhantes nesse ou em outros órgãos. Mas arriscamos supor que teremos outros em breve, caso os órgãos não exijam o "Passaporte Vacinal" para ingresso nos prédios.

Segundo a FIOCRUZ a exigência do passaporte vacinal para acesso a locais de convívio fechados ou com aglomeração reduz o risco de exposição ao novo coronavírus. Um dos pesquisadores disse em nota: "Com menos de 50% da população com esquema vacinal completo, reforçamos a importância do passaporte vacinal como uma política pública de estímulo à vacinação e proteção coletiva, sem deixar de reforçar a importância da manutenção de outras medidas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico e social". 

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a realização presencial de sessões a partir de 3/11, com a exigência de apresentação do Certificado de Vacinação para acesso ao prédio. Hoje no Brasil mais de 250 Cidades implementaram a obrigatoriedade do "Passaporte" e vários órgãos públicos idem, além de estádios de futebol, grandes restaurantes e vários Países exigem para acesso. Por que isso não é exigido nos órgãos públicos?

A diminuição nos índices de queda de contaminação nos acende um sinal de alerta sobre a oportunidade da volta ao trabalho presencial.  Pesquisadores alertam que não há tendência de queda, e sim de um "platô com altos índices". Assim, mesmo considerado inoportuno o retorno, independentemente do número de pessoas nas Unidades há o contato nas áreas comuns, e isso exige uma reflexão sobre o momento e também o reforço nas medidas sanitárias, incluindo a obrigatoriedade do "passaporte vacinal" para acesso aos prédios.

Além da redução de risco, essa exigência tem caráter pedagógico, contribuindo para a vacinação de quem ainda está resistente a isso. Quem não deseja se vacinar, tem direito expor a si mesmo, mas não aos outros, a um vírus que ainda é mortal. O (STF) já em 2020 decidiu que o Estado pode obrigar a todos/as a se vacinarem contra a Covid-19, já prevista na Lei 13.979/2020. Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso destacou que, embora a Constituição Federal proteja o direito de cada cidadão de manter suas convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais, os direitos da sociedade devem prevalecer sobre os direitos individuais. Em palavras simples: quem não quiser se vacinar deve ficar em casa.

O Passaporte da vacina, ou passaporte de vacinação, ou ainda passaporte sanitário, é um comprovante de que completamos o ciclo de imunização. Esse comprovante pode ser baixado no App ConectSUS ou nos sites das Prefeituras. Tanto a vacina como o comprovante são de graças, graças ao SUS!

Fontes:
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-09/pesquisa-da-cnm-mostra-que-249-municipios-exigem-passaporte-da-vacina

- https://www.viajenaviagem.com/passaporte-da-vacina-brasil/

- https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/09/4874636-sem-tendencia-de-queda.html

- http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=457462&ori=1

- https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/10/26/stf-marca-retorno-de-atividade-presencial-para-3-de-novembro-e-exigira-comprovante-de-vacinacao.ghtml

*Denise Marcia de Andrade Carneiro É trabalhadora da JFBA, membra do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, e do Conselho de Representantes do SINDJUFE-BA

 

Nota do SINDJUFE-BA
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Diretoria da Entidade.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE